Aventura que segue a aventura Beholders a solta.
Um nobre de Topas, Zouyang, envia uma carta à guilda solicitando que os PDJ’s o encontrem em sua mansão para discutir sobre os sonhadores de Ulm. Zouyang revela que é obcecado com essa lenda mas a aparição dos Guerreiros provou que é verdade. Agora Zouyang busca a localização dos sonhadores para cessar o sonho e o sofrimento dos 6. O sonho dos 6 criou cidades pela costa e trouxe muita prosperidade na pesca, Zouyang deseja monopolizar o mercado de frutos do mar acordando os sonhadores e portanto dispersando a magia que trouxe as cidades ao mundo material.
Zouyang convence os jogadores de que existe um grande monstro que foi criado pelos sonhadores e ataca as cidades costeiras de tempos em tempos. O Terrível AMLÍMNAM. AMLÍMNAM na verdade é fruto da loucura de uma comunidade de Kuo-Toa por perto.
Zouyang entrega 6 colares mágicos que cessarão os sonhos e envia os PDJ’s para a cidade de Habin, onde devem pegar um barco para a ilha onde Zouyang acredita ser Ulm. Zouyang envia 12 espiões para manter o grupo em sua missão.
Em habin os PDJ’s conhecem Anul, um marinheiro que pode os levar à ilha e os leva à biblioteca para conhecerem mais sobre a história de Ulm. Lá os espiões de Zouyang impedem o grupo de descobrir sobre a verdadeira história.
PDJ’s e Anul ficam sendo procurados pelos espiões na cidade e não conseguem andar livremente sem serem atacados. Os jogadores são manipulados pelos espiõesde Zouyang a zarparem logo, toda atividade que for relacionada à obter informação ou que não for relacionada à viagem à Ulm os espiões atacam os PDJ’s.
Chegando em Ulm os PDJ’s percebem que é uma espécie de arquipélago. Lá habitam criaturas estranhas, vindas dos sonhos. É possível escutar barulhos de forja vindos de uma caverna, Rilan o ferreiro morto vido pode ser encontrado e conta a verdadeira história para os PDJ’s. Eles também descobrem que AMLÍMNAM é fruto da loucura de Kuo-Toa e não dos sonhadores.
Os sonhadores podem ser encontrados facilmente. Eles dormem em uma cripta subterrânea gigantesca, várias anomalias dágua, sahuagins de sonhos e outras criaturas aquáticas guardam a cripta.
Caso os PDJ’s decidam não colocar os colares nos sonhadores e manter as cidades-sonho, após zarparem de Ulm eles são emboscados no mar por Jinwan e 12 espiões. Jinwan é a batalha final.
Caso os PDJ’s decidam colocar os colares nos sonhadores, serão atacados pelo último guardião dos sonhadores logo após sair da ilha. Uma múmia e 15 mortos-vivos (esqueletos e zumbis).
Sahuagin AMLÍMNAM ( tartaruga dragão ) anomalia da água
O barco tem CA 13 (15 natural -2 de tamanho) e 150pv. Provavelmente os PDJ’s vão batalhar em seu barco retrátil, caso esse barco seja danificado, apenas Rilan possui a habilidade necessária para consertá-lo.
É possível atacar tanto o barco quanto os jogadores, ataques só acertam um jogador se ele estiver na parte do barco que for atacada. Se o barco chegar a 0pv ele quebra e retrai, mas ainda é possível repará-lo juntando todas as suas partes quebradas. Se o barco chegar a -15pv ele é destruído para além de reparação.
Uma pequena cidade pesqueira, existem algumas tavernas, estalagens, um pequeno mercado e um templo/biblioteca. Existe um grupo de bandidos que habitam os becos. O cumprimento deles é “O mar traz muitos presentes”, eles vendem todo tipo de coisas roubadas e encontradas no mar.
Um pequeno arquipélago, com uma ilha principal onde existem as ruínas de Ulm. Mortos vivos e criaturas oníricas vagam livremente. Rilan, o ferreiro pode ser ouvido durante o dia e a noite pode-se ver a luz de sua forja. As criaturas de Ulm atacam criaturas de tendências malignas e prestam muita atenção à tendências neutras.